top of page

Storytelling: a arte de conquistar clientes contando boas histórias


Storytelling

O termo e a prática já são antigos, mas, em tempos de mídias sociais e compartilhamentos, saber contar uma boa história é fundamental para ganhar espaço e criar vínculo com seu público.

O termo Storytelling, numa adaptação do inglês, "tell a story” (contar uma história) ou “storyteller” (contador de histórias), traduz-se na capacidade de contar histórias relevantes. Muito utilizada no Marketing e na Publicidade, a ferramenta se destaca pela possibilidade de estreitar a relação entre marcas e clientes.

A Coca-Cola, por exemplo, é um case de sucesso em muitas vertentes. O que a marca vende, em relação ao discurso, não é exatamente refrigerante, mas a experiência feliz e refrescante de consumi-lo. A partir de histórias com essa temática é que os comerciais e peças publicitárias são construídos. Um outro bom exemplo foi a campanha das latinhas com nomes. Você certamente se entusiasmou quando encontrou uma com seu nome ou com o nome de um amigo, não é mesmo? E você provavelmente também seguiu o “call to action” da campanha: “Compartilhe uma Coca” e comprou a latinha para guardar ou dar de presente.

Quando a sua marca tem uma narrativa interessante e apresenta seu produto de maneira sutil, o seu potencial cliente fica mais próximo do seu negócio, e este estreitamento da relação gera o engajamento necessário para alavancar vendas de uma maneira indireta, subjetiva e muito mais emocional e, portanto, eficiente. Assim, as chances de fidelização são muito maiores.

Isso pode ser alcançado por meio “Inbound Marketing” ou “Marketing de Conteúdo”. As duas expressões significam a mesma coisa e nada mais são do que uma combinação de estratégias que busca ganhar o interesse e conquistar um público alvo determinado com o conteúdo de identificação do seu público. E por isso, é muito importante conhecê-lo a fundo.

bottom of page