top of page

6 gatilhos mentais para usar na produção de uma copy


Gatilhos

Já falamos por aqui o que é copywriting, mas vamos relembrar alguns pontos antes de entrar de verdade no conteúdo desse texto. Copy é uma estratégia de conteúdo focada em convencer o leitor a realizar uma ação específica. Além disso, é um texto persuasivo, utilizando gatilhos para despertar interesse do leitor, com o objetivo de gerar conversões e vendas.


E é justamente sobre os gatilhos mentais que iremos falar hoje. Veja 6 gatilhos para você utilizar na sua copy:


1 – Urgência:

É comum as pessoas demorarem para tomar uma decisão, a não ser que precise ser urgente. Por isso, uma copy não deve apenas chamar a atenção do visitante e envolvê-lo até o final, mas também fazer com que ele tome uma atitude rápida e gere vendas. Um exemplo claro é: “quer se tornar um social media de sucesso hoje mesmo? Entre no link e veja mais!”


2 – Exclusividade:

A web está cheia de conteúdo, com isso, muitas pessoas não querem mais ficar lendo conteúdos que são mais do mesmo, por isso seus textos devem apresentar uma certa exclusividade. Em vez de falar “como criar uma conta no Instagram”, não seria melhor dizer “veja o passo a passo de criar uma conta no Instagram e conseguir muitos seguidores”.


3 – Reciprocidade:

Forneça algumas informações ou produtos valiosos e relevantes ao seu público, para que cultive nele o interesse em te procurar no futuro, isso seria como um favor prestado de bom grado. O que deve ser feito é procurar ser útil primeiro, com isso, conquistar seu público e só depois gerar vendas.


4 – Aprovação social:

Esse gatilho mostra que todos nós temos tomadas de decisões através de alguma influência de outras coisas ou pessoas. Quanto maior for o número de pessoas que aprova algum produto, mais pessoas irão ficar tentadas a fazer o mesmo e ter aquele produto. Por isso, é comum utilizar depoimentos e comentários de clientes.


5 – Autoridade:

Nós, até por uma questão de respeito, temos a tendência de obedecer a quem consideramos superior. Por isso, é importante transmitir credibilidade no texto, procurar se especializar e selecionar referências de qualidade em sua copy.


6 – Escassez:

No último gatilho, mas não menos importante, temos a escassez. A maioria de nós temos a forte tendência de valorizar aquilo que perdemos ou estamos prestes a perder. Visando explorar esse instinto que temos, podemos inserir esse gatilho em prática na nossa copy.


bottom of page