6 principais erros que as empresas cometem nas mídias sociais


Nos últimos anos, as redes ganharam força total, principalmente entre as empresas, tendo se tornado uma ferramenta de extrema importância na comunicação com os consumidores finais.

Segundo um estudo intitulado Global Social Media Check-up, realizado pela revista Fortune, cerca de 87% das empresas entrevistadas apostam, e muito, na comunicação via mídia social, tendo crescido 10% no índice desde 2010.

Mas será que todas essas empresas sabem estabelecer uma comunicação eficiente dentro das redes sociais? Basta dar uma olhada rápida pelo Facebook, por exemplo, que podemos perceber que ainda existe uma série de campanhas e posts ineficientes, que não conseguem atrair a atenção do público e gerar o engajamento desejado. E é exatamente nesse ponto que você pode se diferenciar dos concorrentes e sair na frente em disparada; basta saber utilizar as redes sociais cada vez mais a seu favor.

Para isso, separamos 6 erros cometidos por diversas empresas e os melhores caminhos para você fazer a diferença e conquistar ainda mais os seus clientes:

1- Falar sobre o que não sabe

Toda empresa tem a sua especialização em algumas atividades específicas que realiza; por isso, é somente sobre elas que deve falar com propriedade nas redes sociais, a fim de mostrar conhecimento profundo de seu negócio. Falar sobre aquilo que não possui total conhecimento abre espaço para o risco de errar, o que é ruim para a imagem corporativa.

2- Ser sensato

Na hora de atuar nas redes sociais, é preciso ser criterioso, tendo consciência de que aquele é um espaço público e não privado. Entrar em discussões pode não apenas ser improdutivo, como também ruim para a imagem da empresa. É importante engajar-se apenas em debates saudáveis que possam mostrar a sabedoria e respeito da empresa.

3 - Falta de transparência

É importante sempre deixar claro nas redes sociais sobre o que é a sua empresa e o que ela faz. Os colaboradores também devem ser identificados e declararem a quem representam, para que a comunicação seja sempre transparente.

4 - Não interagir

A interação é fundamental! As redes sociais foram criadas justamente para estabelecer diálogos entre seus membros, e é preciso lembrar que as relações devem ser humanizadas nesse ambiente, afinal, por trás do computador existe uma pessoa que merece ser respeitada. É importante não apenas falar, transmitindo informações e impondo opiniões, mas também é necessário escutar todos os pontos de vista diferentes sobre a sua empresa, produtos e serviços, refletindo sobre eles e buscando sempre por melhorias.

5 - Vender a todo custo

As redes sociais são um espaço para se relacionar e não vender. É por esse motivo que é fundamental compartilhar informações verdadeiras e relevantes que envolvam o seu negócio, para que seja perceptível para o seu público que aquilo agrega valor às suas vidas.

6 - Esquecer que “percepção é realidade”

Tudo que o cliente percebe, passa a ser imagem da realidade de uma empresa e de um produto para ele. Por isso, se o cliente tiver uma experiência ruim ou negativa sobre algo, não adianta a empresa tentar contra argumentar e querer sair com a razão. O melhor a ser feito é pedir desculpas pelo ocorrido e informar que medidas estão sendo tomadas para solucionar o problema.


© Todos os direitos reservados

Novva Comunicação

Siga a gente