top of page

Alerta de Fake News: Facebook e Instagram irão rotular conteúdo falso nas redes sociais


O Facebook divulgou, no último dia 20, novas ferramentas da plataforma, assim como novas políticas destinadas a combater a disseminação de fake news (notícias falsas) dentro das redes sociais. Trata-se de uma medida que visa a tentativa de combate à disseminação de conteúdos enganosos e oferecer plataformas mais transparentes aos seus usuários.

Com mais destaques, os rótulos estarão presentes tanto no Instagram quanto no Facebook, de forma a deixar claras as postagens com conteúdo falso. Elas serão sinalizadas pela agência de checagem de dados parceira da empresa, como foi explicado em seu comunicado.

Os rótulos de informações falsas serão mostrados por cima de imagens e vídeos, inclusive nos Stories, semelhantes ao aviso de conteúdo sensível, e terá um link para a agência de checagem de fatos, onde a fake news é desmentida e explicada a quem se interessar.

Caso o usuário tente publicar uma foto ou vídeo contendo uma informação falsa, o mesmo será avisado com um pop-up, que irá conter o link para agência de checagem de fatos. Caso o usuário publique a informação mesmo assim, o post conterá o link da agência desmentindo a informação.

As mudanças nas políticas do Facebook anunciadas neste comunicado recente estão disponíveis, por enquanto, apenas nos Estados Unidos. Porém, a tendência é de que, em breve, elas sejam expandidas para os demais países.

bottom of page