top of page

Branding: Do conceito à gestão da marca


branding

A construção do Branding (gestão de marca) passa pela criação da identidade visual e se aplica em todo o conjunto de características e ações que envolvem a marca.

O motivo pelo qual uma marca se destaca mais em reconhecimento e envolvimento dos clientes em relação a outra do mesmo segmento, provavelmente tenha a ver com uma gestão melhor desenvolvida: o branding, na linguagem do marketing.

Uma marca não é caracterizada simplesmente pela logo, pelo nome, identidade visual ou slogan, mas sim pelo conjunto e as ações que a envolvem, e principalmente pelo profundo conhecimento da linguagem e do comportamento do público que se pretende atingir. É preciso saber o que os atrai e que os faria consumir um produto ou serviço.

Segundo a teoria de Simon Sinek, antropólogo americano muito ligado aos temas de liderança, a verdade a respeito da nossa escolha por determinadas marcas se baseia na nossa identificação com os motivos dela e do sentimento que ela nos transfere a partir dos seus objetivos em fazer o que faz. Ou seja, “as pessoas não compram o que você vende, mas porque você vende”.

Tudo isso tem a ver com toda a gama de estratégias e comportamentos adotados em uma empresa, começando pelo endomarketing, o relacionamento com os colaboradores, que são as pessoas que dão vida à rotina da empresa. Isso quer dizer que uma marca precisa ter uma identidade muito clara e definida, e se comportar de forma a criar afinidades com seu público.

Essas práticas são definidas em um trabalho amplo e completo de marketing alinhado com os objetivos da empresa. Lembrando que, antes de tudo isso, é preciso investir na identidade visual, que é a imagem que ficará fixada na memória afetiva do público quando pensar nos valores e conceitos que a marca imprime.

bottom of page