top of page

Como criar um planejamento de conteúdo para o Instagram


Sabe aquela história que a nossa mãe sempre falava: “filho(a), você não é todo mundo!”. Sim, existem exceções, mas para o mundo da internet ela serve e muito. O Instagram é uma rede de conteúdo e de algoritmo, quanto mais o algoritmo percebe que você está relevante, mais engajamento ele vai atrair para o seu perfil e publicações.


Isso é conquistado com alguns fatores: entendimento do público que te segue e planejamento das publicações. A partir do momento dessa definição é só dar o “play” e começar a perceber a movimentação favorável.


Como criar um planejamento de conteúdo?


Visualize o mês: vamos supor que você queira organizar as publicações do mês de fevereiro, para isso é necessário visualizá-lo e trabalhar com a média de publicações. O recomendado está entre 03 a 04 publicações semanais no feed. Porém, não se esqueça das outras ferramentas: Stories, Reels e IGTV. A partir disso, coloque os temas e trabalhe para cumprir aquela publicação. Assim, o que surgir de mais urgente não vai atrapalhar e o seu perfil estará sempre atualizado e com conteúdo relevante.

Seja criativo: não adianta apenas criar o conteúdo, ele precisa engajar, ou seja, conversar com o público. Por isso, é fundamental ficar atento nas métricas para saber se o seu conteúdo está agradando.


Conteúdo relevante: muitas vezes o conteúdo não será um viral. Porém, ele precisa cumprir o papel de informar e ser relevante. Seja crítico com as publicações e entenda se aquilo é importante para o seu nicho e perfil.




bottom of page