top of page

6 tipos de conteúdo para gerar autoridade e influenciar pessoas no Instagram


Antes de vender o seu produto ou serviço, sua marca precisa ser conhecida no seu nicho para que o público confie e, consequentemente, compre de você. Isso quer dizer que, para ter sucesso, é necessário construir autoridade e influenciar pessoas.

O êxito de uma marca no Instagram nem sempre estará diretamente relacionado somente a sua boa atuação e reputação do mundo físico. Para ter um bom desempenho na rede social mais ascendente do momento, o conteúdo publicado é fundamental. Na sua ausência (ou má execução), não há uma boa construção de relacionamento com o público digital – o que é imprescindível para a captação e, principalmente, a fidelização de consumidores.

Seja no próprio Feed de Notícias ou nos Stories (que têm atraído cada vez mais a atenção tanto do público quanto das marcas na produção e consumo de conteúdo), manter uma identidade visual agradável e aliá-la a publicações relevantes é essencial para manter o seu público-alvo cada vez mais próximo e identificado com o seu negócio.

Veja abaixo 6 tipos de conteúdo para gerar autoridade e influenciar pessoas no Instagram:

Conteúdos técnicos

Conteúdos técnicos sempre geram grande credibilidade para a marca. Ao fazê-los, ela passar a ser mais respeitada e é vista como especialista pelos usuários. Isso é um passo gigantesco para atrair o público certo para o seu negócio.

Casos de inspiração

A parte racional do nosso cérebro sempre carece de doses de motivação. Por isso, conteúdos inspiracionais sempre são bem recebidos pelo público do Instagram. Conte uma história de superação, de volta por cima, de final feliz – faça a pessoa do outro lado da tela entender que você consegue ajudá-la em momentos mais difíceis.

Cases de sucesso

Toda situação bem sucedida no seu negócio, quando compartilhada com o seu público no Instagram, automaticamente gera mais autoridade para sua marca. Não perca a oportunidade e tampouco o timing de publicá-la – quanto mais próximo o fato de um case de sucesso ter acontecido estiver do momento de sua divulgação, maiores são as chances de repercussões positivas. O seu público saberá que você está oferecendo um bom trabalho naquele momento.

Prova Social

É uma espécie de evolução de um case de sucesso. Muitas vezes, o público ainda tende a ter um pé atrás com as marcas que, na visão dele, tentam se autopromover. Faça, então, com que ele tenha uma opinião de quem também está na posição de consumidor. Um cliente recomendando sua marca para outro potencial cliente certamente levará um grande impacto positivo em sua tomada de decisão.

Bastidores/cotidiano

Os acontecimentos do dia a dia e o que se passa “por trás” do seu negócio despertam muita (muita mesmo, mais do que se pensa) curiosidade do público. É sempre importante compartilhar momentos da rotina do seu negócio, dos mais simples cafés da manhã da equipe até à realização de um produto/serviço. São conteúdos que aproximam a marca das pessoas que a acompanham. Trata-se de um tipo de publicação, em linhas gerais, mais recomendada para os Stories – mas que, dependendo, também poder ser aproveitados no Feed.

Conteúdos com referência

O conteúdo com referência funciona como uma troca de autoridade. Quando uma marca compartilha publicações de perfis que a inspiram no Instagram, ela atribui a sua autoridade a esses perfis e, de certa forma, acaba pegando um pouco de autoridade de volta para si também.


bottom of page