top of page

Como definir o conteúdo para as mídias sociais da minha empresa?


Que as mídias sociais são uma grande vitrine para empresas de todos os seguimentos, a maioria delas já percebeu. Mas na hora de colocar em prática uma estratégia de conteúdos para postar, pode haver certas dificuldades de início. É assim que muitas marcas se limitam a publicar produtos, ofertas etc., e ao invés de atrair clientes, despenca seu engajamento.

Isso acontece porque as plataformas como Instagram e Facebook têm como característica primordial o relacionamento. Se você não se relaciona efetivamente, você perde espaço - ou “alcance”. Ou seja, a venda deve ser uma consequência, e não o objetivo principal. Para ter sucesso, é preciso estabelecer uma estratégia. E isso tem tudo a ver com a definição dos conteúdos a publicar.

Ainda não sabe como fazer isso na prática? Não se preocupe! Vamos listar a seguir 3 passos muito importantes para traçar uma estratégia eficiente.

Fique atento aos assuntos do momento

Para ser relevante e ganhar atenção, é preciso acompanhar as tendências, os assuntos, as notícias e, é claro, os memes. É assim que muitas marcas surfam a onda do viral. Dependendo do segmento da sua empresa, muitas vezes vale entrar nas brincadeiras.

Análise de mercado e concorrentes

Crie o hábito de acompanhar os blogs de marketing digital (como esse que vos “fala”), para saber o que tem sido aplicado no momento e também os perfis de concorrentes que tenham bons números de alcance orgânico e engajamento, para saber como adaptar as tendências ao seu conteúdo.

Pense na sequência das postagens

Uma boa dica é criar alguns conteúdos sequenciais sobre determinado produto ou serviço, seguindo as lógicas da jornada de compra e do funil de vendas, que nada mais é do que despertar a atenção, tocar na dor e oferecer a solução.

É importante ressaltar que toda estratégia demanda tempo para dar frutos. Por isso é tão importe a preocupação de posicionar e fortalecer a sua marca, pensando em atrair um público realmente engajado, que não desapareça após a primeira compra.

bottom of page