top of page

Marketing de Atração: Conteúdos estratégicos e seus formatos


marketing de conteúdeo

A publicidade agressiva perdeu espaço e o Marketing de Conteúdo é a estratégia do momento para posicionar marcas e atrair clientes de forma natural, oferecendo conteúdo de qualidade e, com isso, ganhando autoridade no mercado de atuação e a fidelidade do seu público por meio dos valores em comum.

Para produzir um material de qualidade, que converse de forma direta com o seu público, além de conhecer o comportamento de consumo dele, é importante conhecer os formatos indicados para cada ação.

Veja os principais formatos para usar na sua estratégia de Inbound Marketing:

TEXTO

O que chegou primeiro e segue sendo o mais tradicional e abrangente, é o conteúdo de texto. As postagens em Blogs, por exemplo, sempre engajaram pelo conteúdo e têm mais a ver com o momento de consumo atual, em que a proposta de valor é muitas vezes mais importante do que o próprio produto ou serviço. Mas, ainda sobre o conteúdo em texto, há outras possibilidades de oferta de material rico, como eBooks, tutoriais, checklists ou planilhas.

GRÁFICO

Outro formato possível e importante para utilizar em campanhas de Marketing de Conteúdo é o Gráfico. Dentro desta categoria, podemos citar: fotos produzidas e relevantes, artes gráficas mais elaboradas e infográficos, um formato de conteúdo em que vale a pena investir pelo seu potencial de viralização.

VÍDEO

O que podemos apontar como um dos formatos atualmente mais relevantes é o vídeo. Com tanta informação disponível ao mesmo tempo, conteúdos desse tipo são de fácil aceitação e consumo. Não por acaso, recursos como snapchat ou stories do Instagram, por exemplo, tem feito tanto sucesso.

WEBINAR

Em uma abordagem mais profissional, temos também o Webinar, muito utilizado hoje em dia para transmitir aulas, treinamentos e palestras ao vivo ou gravadas, podendo ser divulgados por diversos meios. Também é um ótimo formato para geração de Leads, pois o usuário precisa deixar seus dados em uma Landing Page para acessar o vídeo. Posteriormente, o conteúdo pode, ainda, ser transformado em um texto para o blog ou em um eBook.

MULTIMÍDIA

Finalizamos com o formato Multimídia, que consiste em juntar dois ou mais tipos de mídia, combinando formatos estáticos e dinâmicos. Desta forma, conseguimos conteúdos mais completos, além de atingir públicos com preferências diversas.

Com tantas ferramentas à disposição, o mais importante na decisão sobre a produção de um determinado tipo de conteúdo é avaliar em quais canais o seu público-alvo está. E, além disso, é importante lembrar que dinamizar os formatos é uma forma de atingir um público cada vez maior.

bottom of page