CORONAVÍRUS: Como o marketing digital pode ajudar a sua empresa em momentos de crise



O coronavírus têm se espalhado rapidamente no mundo inteiro. Com isso, temos a sensação de estarmos vivendo dentro de um filme de ficção científica que retrata o fim da humanidade, não é mesmo? Apesar de estarmos vivendo uma grande crise que já afeta significativamente o Brasil, precisamos entender que é uma situação passageira e há formas de superar as adversidades.


Nós, como agência, empreendedores e, antes de tudo, cidadãos, devemos entender que primeiro é preciso olhar com muita cautela ao nosso redor e em relação às pessoas. Ao se adaptar ao contexto atual, é extremamente necessário que a sua empresa esteja pronta para lidar com o novo comportamento da sua audiência, que já está em casa e, por consequência, cada vez mais conectada à internet.

Ao contrário do que muitos pensam, não é o momento de jogar a toalha e parar com a sua comunicação nos canais digitais.


  1. O posicionamento da sua marca em relação à pandemia

O que você está fazendo para evitar que o vírus se prolifere? Você mudou os hábitos de higiene da sua empresa e dos seus colaboradores? Passou a adotar home-office?

Mostre para o seu público como você está agindo perante essa situação, e como você se preocupa com a saúde dos seus clientes e dos colaboradores.


2. Informações sobre funcionamento


A dinâmica da sua empresa será afetada? Será necessário fechar, adotar home-office? Sua empresa intensificará o atendimento online e o delivery? Essas são informações importantes para compartilhar com a sua audiência.


3. Mostre que você está do lado do seu cliente


Apoie e tenha empatia nesse momento com os clientes: ofereça benefícios, seja flexível em relação aos pagamentos e aos horários de funcionamento, assim como novas formas de atendimento.


4. Evite publicações agressivas de venda


As estratégias para conteúdo, divulgações de produtos e promoções devem ser menos agressivas. Elas precisam levar em conta o momento atual pelo qual estamos passando. ⠀

Não faça promoções que usem como escada o vírus ou o problema global.

Não é o momento de adquirir novos clientes. Em períodos como este, as empresas evitam fazer investimentos. Espere a crise tranquilizar.


5. Crie um ambiente seguro e leve para a sua audiência.


Evite falar o tempo todo sobre o coronavírus. Assim como não deixe de publicar da forma que você estava habituada por conta disso.

Estamos sendo bombardeados de informações sobre a pandemia a todo momento. Ter um canal com conteúdos mais leves nesse momento vai te conectar ainda mais com o seu público.

Aproveite para interagir com a sua audiência. Faça enquetes, peça dicas, indique conteúdos como livros, cursos online, filmes ou até mesmo uma receita.


E continue postando. A sua audiência precisa de você e do seu conteúdo.





© Todos os direitos reservados

Novva Comunicação

Siga a gente