top of page

Instagram anuncia remoção de curtidas e seguidores falsos


Em mais uma das atualizações da plataforma, o Instagram anunciou que o próximo passo é eliminar curtidas e seguidores falsos, algo que vinha sendo bastante recorrente na onda de ações com influenciadores digitais. A mudança é positiva para as marcas e o motivo é justamente o que foi observado e divulgado pela rede social.

No pronunciamento oficial, a equipe do Instagram destacou a importância do nível de confiança nas métricas. Ou seja, quando uma marca contrata um influencer, o número de seguidores é um dos principais pontos a serem analisados. Imagina-se que quanto mais seguidores o perfil tenha, mais pessoas vão consumir a mensagem passada. Para disfarçar a fraude e simular engajamento, os perfis também “compravam” comentários e curtidas. Se esses números são falso, a marca estará assumindo um prejuízo ao invés de um investimento.

Aqueles que foram afetados pela retirada de seus seguidores e diminuição de suas curtidas serão notificados pelo Instagram, seguido de uma orientação para alteração de senha.

bottom of page