Dicas para criar a persona do seu negócio


A persona é essencial para você montar estratégias de marketing, pois, ela basicamente te orienta para todas as ações de comunicação com o seu público. Conhecer quem são os potenciais consumidores do seu negócio é fundamental, para que na hora de lançar as campanhas da sua marca você direcione o conteúdo para as pessoas corretas e não fica falando sozinho.


Separamos algumas dicas para te ajudar na missão de criar a persona para o seu negócio:


Levante dados de clientes: para que a persona seja mais próxima do seu público, é necessário realizar pesquisas, entrevistas e coleta de dados sistematizadas junto a clientes. Faça um roteiro com algumas perguntas para levantar esses dados e ter um norte para a sua persona.


Pesquise em outras fontes: além dos dados sobre seus clientes e da sua pesquisa, expanda as referências através de pesquisas de mercado. Veja o público das redes sociais de concorrentes, isso vai te ajudar a ter mais informações da sua persona, como interesses, hábitos de consumo e comportamento.


Descreva o perfil: com os dados coletados, você já encaminhou boa parte do processo. Agora você deve saber que a persona é uma pessoa real, por isso é importante que você construa fatos. Através de informações como classe social, formação, cargo e mercado que atua são determinantes para isso.


Crie quantas personas quiser: faça quantas personas achar interessante, pois sua empresa pode ter mais de um consumidor em potencial. A quantidade não irá interferir na qualidade da análise.