top of page

Executivos sem domínio do mundo digital estão perdendo espaço nas empresas


Um teste desenvolvido pela consultoria espanhola Foxize e aplicado a 30 mil profissionais em 25 países, incluindo o Brasil, revelou que 78% dos altos executivos de grandes empresas têm pouca ou nenhuma noção da nova economia, agora focada no mundo digital. Em alguns ambientes corporativos, essa falta de conhecimento pode ser motivo para substituição de colaboradores. Mas por que isso acontece e como evitar?

Hoje em dia, grande parte dos negócios exige um nível ao menos intermediário de internet, e-commerce e principalmente comunicação em tempo real, uma vez que, não importa o tamanho do empreendimento, seu consumidor está presente nos canais digitais e sempre pode estar se relacionando com sua marca ou seu produto/serviço.

Com isso, se faz necessária toda uma visão estratégica para o ambiente digital, de forma com que traga mais volume e eficiência nos negócios – ou seja, criando um site intuitivo e responsivo ou estando presente nas principais redes sociais divulgando sua marca e realizando vendas, por exemplo.

Outro ponto importante é quanto à identidade digital do profissional em questão. Muitas vezes, a pessoa se porta e se apresenta nas mídias sociais de maneira que possa vir a contradizer as políticas e diretrizes de onde trabalha – dependendo da inflexibilidade da empresa, isso pode ser fatal. Por outro lado, quando um executivo “veste a camisa” e se torna um influenciador da marca em seus próprios canais, uma imagem positiva acaba sendo passada.

Para evitar que esses e outros tantos pontos importantes do mundo digital possam vir a enfraquecê-lo como profissional, é importante manter-se sempre atualizado às novidades desse universo cada dia mais complexo e também buscar o domínio das principais ferramentas – que podem variar de negócio para negócio. O pensamento analógico já não cabe mais às empresas da atualidade: o digital veio para ficar.

bottom of page