7 ferramentas para monitorar e aumentar o engajamento da sua marca no Facebook


Depois que o Facebook anunciou a mudança de algoritmo que, em resumo, limita o alcance das páginas comerciais em detrimento dos conteúdos pessoais de amigos, o que as marcas e empresas precisam é descobrir como manter um bom desempenho na rede, oferecendo um conteúdo cada vez mais rico, que converse diretamente com os interesses do seu público.

A ideia é que, ao invés de uma linguagem comercial agressiva voltada para a venda, essas empresas criem de fato um relacionamento com seus clientes, de forma que seu conteúdo se torne relevante de acordo com as métricas do Face.

Para te ajudar não só a elaborar seu conteúdo mas, principalmente, a mensurar seus resultados, separamos algumas ferramentas muito interessantes. Olha só:

1. Facebook Insights

Como sugere o nome, trata-se de uma ferramenta de análise de métricas do próprio Facebook. Por meio dela é possível acessar diversos dados relevantes sobre a performance da fanpage, como o crescimento de seguidores, alcance total e, sim, engajamento. Você também poderá analisar o desempenho de cada post individualmente. A partir dos relatórios, será possível realizar os ajustes necessários para chamar ainda mais a atenção dos seus seguidores.

2. LikeAlyzer

Este recurso funciona como uma espécie de “conselheiro automático” em relação ao conteúdo da sua página de forma geral, incluindo o “sobre”, a página inicial, visão geral, atividades recorrentes, índice de respostas e também o engajamento. Basta digitar a URL da página no Facebook para obter os resultados, que revelam todos os pontos que precisam ou podem ser modificados.

3. Gerenciador de Anúncios

O investimento em anúncios é um dos bons métodos para aumentar seu alcance e engajamento. Faça um planejamento de posts relevantes a serem impulsionados e, é claro, otimize os investimentos ao máximo com técnicas de segmentação.

4. HowSociable

Essa ferramenta criou uma métrica para calcular o impacto da sua marca em diferentes redes sociais. Esse cálculo pode ser estimado gratuitamente em plataformas como LinkedIn, YouTube, Google Plus, Tumblr, WordPress, Blogger, entre outras. Já para mensurar o número no Facebook, Twitter e Pinterest, por exemplo, é necessária uma conta profissional. Mas, ainda assim, vale a pena.

Também é possível observar páginas concorrentes e extrair dados sobre seus posts de melhor performance.

5. Quintly

Ainda de olho nos concorrentes, essa ferramenta faz uma análise completa de fanpages das empresas semelhantes que fazem um ótimo serviço de social media. Há, ainda, a possibilidade de criar relatórios personalizados com as métricas mais relevantes, de modo que as informações chegarão prontas até você, poupando-lhe um tempo valioso.

6. Google Trends

Este é um recurso interessante para encontrar os temas mais quentes do momento. A ferramenta dá a opção de explorar palavras-chave, encontrar termos de pesquisa com grande volume de buscas no momento e segmentar por regiões. A partir dela, você poderá criar posts atuais e relevantes com os assuntos sugeridos, aumentando a taxa de interesse dos seguidores na sua fanpage.

7. Bitly

A funcionalidade deste encurtador de URLs é muito mais do que uma forma de economizar no número de caracteres de uma publicação. Com ele, você poderá verificar o número de cliques e dados sobre a origem do tráfego, tanto geográfica quanto comportamental.

Com a ajuda de boas ferramentas como essas, será mais fácil criar conteúdo relevante para o Facebook e mensurar seus resultados. Coloque em prática hoje mesmo!

#facebookparaempresas #facebook #engajamentofacebook #dicasfacebook #redessociais #mídiassociais

© Todos os direitos reservados

Novva Comunicação

Siga a gente