top of page

Inbound Marketing: estratégia certeira na captação de clientes


Inbound Marketing Rio Preto

Traduzido como “Marketing de Atração”, o método custa menos para a empresa do que o marketing tradicional e traz resultados mais efetivos.

Já consagrado pela efetiva maioria dos profissionais de marketing americanos, e também muito praticado no Brasil, o Inboud Marketing ou Marketing de Atração, tem sido a grande aposta das empresas do mundo todo para captação e fidelização do cliente. Em oposição às estratégias tradicionais, a ideia é que o cliente procure pela empresa, e não o contrário.

O método consiste em um minucioso estudo do público alvo daquele produto ou serviço, para identificação acerca do tipo de conteúdo que interessa àquelas pessoas. Assim, a empresa concentra os seus investimentos em conteúdos que atraiam a atenção do seu público consumidor em potencial.

Na era da internet, a estratégia convencional de Marketing, chamada Outbound Marketing, está perdendo espaço. Na publicidade televisiva, por exemplo, as campanhas publicitárias aparecem no meio da programação, momento em que o consumidor procura o entretenimento. O mesmo vale para o outdoor e outras mídias consideradas “interruptivas”. São mensagens muitas vezes indesejadas, o que faz com que a informação seja descartada.

Na internet, o controle sobre o conteúdo a ser consumido é totalmente do usuário. A pessoa escolhe o que, como e onde ela deseja ler ou assistir. Neste ambiente, a publicidade “agressiva” deixa de funcionar. Se cabe ao consumidor o poder de escolha, nada melhor e mais inteligente do que conquistá-lo com o que ele mesmo deseja absorver. Um bom relacionamento criado com o público através do seu conteúdo, faz com que ele se torne um fã da marca e divulgue seus pontos fortes de forma espontânea. Pois, se ele percebe a qualidade e a relevância do que é oferecido, irá promover a marca de forma natural, por uma questão de confiança.

É possível empregar e adaptar o Inboud Marketing em qualquer empresa, usando conteúdo de entretenimento/utilidades e fazendo reforço de marca. Para isso é necessária toda uma metodologia de trabalho, que coloque a sua empresa no lugar e momento certo, com o conteúdo adequado para dialogar com o seu público.

Cerca de 80% das pessoas fazem busca online. Isso mostra a importância e a demanda de um bom marketing digital. A Novva Comunicação é uma empresa especializada em conteúdo de mídias digitais e capacitada para fornecer todas as soluções em comunicação que a sua empresa precisa. Pense novo, pense Novva!

bottom of page