top of page

Instabilidade reafirma força das redes sociais nos negócios. Há outra saída?


Na última semana, três das principais redes sociais do momento (Facebook, Instagram e WhatsApp) apresentaram instabilidade por quase um dia – com dificuldades no envio de mensagens, fotos, áudios e vídeos. Nesta última quinta (11), foi a vez do Twitter ficar quase o dia todo fora do ar. Essa oscilação dos canais prejudicou a rotina de muitas marcas que, hoje, já dependem quase que exclusivamente desses meios. Há outra saída?

A maior parte das empresas e dos profissionais autônomos está, pelo menos de alguma forma, presente nessas mídias sociais – sejam eles mais ou menos atuantes que o devido. Influenciadores digitais, por sua vez, só existem por conta desses canais de comunicação. E é por eles que uma parcela cada vez maior de negócios tem sido fechada, o que só mostra a força que as redes sociais têm conquistado como ferramenta de trabalho.

Porém, apesar de todos os benefícios que oferece e mesmo raramente tendo problemas como esse, também é preciso sempre se lembrar de que o mundo digital não é infalível – tampouco as redes sociais, que são ambientes que a sua marca usa “emprestado” para fazer negócios. Vale a pena, então, ficar dependente apenas de um meio que não é seu para atuar no mundo virtual?

Por isso, é sempre importante também ter o seu próprio meio digital de comunicação – seja um site mais completo ou até mesmo um simples blog com os conteúdos essenciais. Também é essencial usar o Google Meu Negócio como ferramenta para que as informações básicas sobre o seu negócio sejam encontradas de forma mais fácil em um possível momento de instabilidade das plataformas.

Não há dúvidas de que as redes sociais são (e serão ainda mais) importantes para marcas de praticamente todos os segmentos de mercado e devem continuar sendo exploradas como uma ferramenta de negócios. No entanto, também é fundamental possuir alternativas para momentos de falhas desses canais – afinal, o dia a dia precisa seguir e sua empresa precisa estar o mais preparada possível para isso.


bottom of page