top of page

Função do Instagram permite que marcas monetizem com conteúdos exclusivos


Desde que foram lançados, os Stories do Instagram se tornaram um grande sucesso. No fim do ano passado, a ferramenta ganhou um recurso que também já está sendo bastante utilizado: o de "Melhores Amigos". Agora, muitas marcas (principalmente as que vendem conteúdo) estão usando esse método para monetizar com postagens exclusivas.

A função "Melhores Amigos" permite que o usuário faça uma seleção dos seguidores que poderão ver determinados conteúdos. As pessoas podem ser adicionadas ou removidas da lista a qualquer momento sem que saibam - e elas podem saber que estão na sua relação de "Melhores Amigos" se o ícone do seu Stories tiver um círculo verde no lugar do tradicional vermelho e, na publicação, aparecer uma tira no cantor superior esquerdo indicando esse conteúdo. E fique tranquilo: quem não está na lista vê somente os conteúdos postados no modo "padrão" normalmente.

Com isso, algumas marcas já estão começando a apostar nesse recurso para monetizar com publicações de alto valor agregado. Elas fazem a divulgação desse serviço - que é uma espécie de assinatura - e constroem essa lista exclusiva conforme façam a adesão. A partir daí, o perfil já pode começar a interagir com essas pessoas de forma mais reservada e diferenciada.

As marcas podem oferecer a esse público ofertas especiais, descontos exclusivos, melhores condições de pagamento, lançamentos em primeira mão, dicas e demais vantagens possíveis. Quem ainda vai além de produtos e serviços, vendendo conhecimento (no caso de empresas de marketing, educação, cursos, palestras e afins), também pode se beneficiar oferecendo materiais exclusivos de alta relevância para seus clientes e leads.

Mas é preciso frisar: o conteúdo disponibilizado precisa mesmo ser relevante e de qualidade. Esse público precisa ver o seu investimento sendo recompensado com diferenciais que valham a pena e o faça se sentir VIP. Dessa forma, essa lista só tende a aumentar e o seu negócio tende a lucrar mais, possibilitando-o até a ir aumentando gradualmente o valor dessa assinatura.


bottom of page