top of page

Instagram Shopping: Plataforma lança oportunidade de vendas diretas


instagram shopping

Empresas e usuários já perceberam que o Instagram é a plataforma oficial dos “influencers”. E, ao que tudo indica, está dando certo! Ao contrário do Facebook, que modificou os algoritmos para priorizar os conteúdos pessoais, o Instagram anunciou uma nova ferramenta muito interessante para os comerciantes: o Shopping no Instagram.

A experiência já estava sendo testada com pequenas e grandes marcas americanas. Resultados positivos agora trazem a ferramenta para o Brasil. Com ela, será possível marcar produtos em publicações orgânicas, oferecendo aos seguidores uma vitrine para explorar produtos das empresas que elas seguem. Clicando no produto de desejo, o comprador poderá acessar mais informações sobre ele e posteriormente ser direcionado ao site para comprar. Ou seja, a experiência funciona sob medida para quem tem site e-commerce.

O que talvez seja o mais interessante desta ferramenta, é que você pode exibir o seu produto dentro de um contexto de estilo de vida, como fazem os famosos influenciadores digitais, sem impactar com uma linguagem agressivamente comercial a experiência das pessoas. Em um único post, pode também aproveitar a oportunidade para montar looks, por exemplo, com roupas e acessórios que façam sentido entre si, aguçando a vontade do seguidor por mais de uma das suas peças. Tudo isso de forma orgânica e leve, de acordo com a jornada de compra do seu público, sem precisar exaltar demais o produto em detrimento do contexto.

A guia “Comprar”, onde estão expostos todos os produtos marcados, será ativada quando o perfil criar pelo menos nove publicações do tipo. Para as empresas, a marcação de um produto é tão simples quanto marcar uma pessoa. E para os compradores, as marcações de publicações de compras permitem fácil acesso às informações dos produtos marcados. Cada imagem pode conter 5 marcações. Certifique-se de que elas estejam em contato com os produtos corretos, para que os compradores saibam a qual produto se refere a marcação.

Trata-se, sem dúvidas, de um excelente recurso para empresas, principalmente para as que comercializam produtos. Mas nada impede que seja utilizada também pelos prestadores de serviço, direcionando os cliques para outra plataforma. Em todo caso, como ocorre com qualquer tipo de ferramenta, o mais importante é o domínio das suas potencialidades.

bottom of page