top of page

Inventando Ana: o que a série nos ensina sobre posicionamento e marca pessoal


Marca pessoal

Desde o início de fevereiro a série Inventando Anna conquistou as primeiras posições nos streamings, redes sociais e até mesmo rodas de conversa. Mas, além de um bom entretenimento, a série Inventando Anna, nos proporciona também uma aula sobre posicionamento e marca pessoal.


A minissérie conta a história de Anna Delvey, denominada como falsa "herdeira alemã”, que, aos poucos, vai se mostrando uma golpista fria, calculista e muito esperta.

Nesse artigo não vamos falar sobre o caráter da protagonista, vamos trazer uma visão diferente, em relação a sua marca pessoal.


Inicialmente, para se camuflar na elite de Nova York, Anna Sorokin, que é o verdadeiro nome da protagonista, constrói uma imagem típica de uma patricinha, com roupas de grifes, cabelo platinado, com posicionamento de uma socialite.


Depois, Ana precisa chegar no alto escalão nova-iorquino para conseguir um empréstimo milionário para sua fundação. E, rapidamente, muda sua imagem e posicionamento, passando agora uma imagem de empresária de sucesso. Tudo isso é ressaltado na forma como ela se posiciona, na mudança da cor do cabelo, acessórios, estilo de roupa, além do dialeto altamente refinado.


De acordo com a situação, Ana mudava seus padrões e ajustava seu posicionamento. Com isso, a menina russa de classe média, construiu uma imagem forte, respeitada e desejada e, quase conseguiu dar um golpe milionário em um dos maiores bancos de Nova York.


Quando seus crimes são descobertos, seu império começa a desmoronar e a golpista é presa e vai a julgamento. Até nesse momento, a personagem valoriza e entende a importância de manter sua marca pessoal, e se recusa a entrar no tribunal com as roupas tradicionais de uma detenta. Em cada sessão do seu julgamento, Ana buscou um look apropriado ao seu estilo, e alinhado com a imagem que gostaria de passar ao jurí.


O final dessa trama envolvente?


Bom, não vamos dar spoiler, mas queremos enfatizar como a análise do mercado no qual você deseja dominar, e a gestão da sua marca pessoal em qualquer situação pode te ajudar na construção de um posicionamento de sucesso.


bottom of page