top of page

3 ferramentas essenciais para o Marketing Jurídico


marketing juridico

O ambiente digital é para todos! Atualmente, uma empresa que busque pelo sucesso não pode estar fora dele, independentemente de seu segmento. Ou então, estará perdendo a oportunidade de atingir cerca de 89% dos consumidores, já que o novo cliente é aquele que faz pesquisa online antes de adquirir um produto ou contratar um serviço.

E essa ainda é uma nova realidade no “mercado jurídico”. Sendo uma profissão das consideradas mais tradicionais no Brasil, um advogado de sucesso, até pouco tempo atrás, era aquele do sobrenome. A profissão passava de pai para filho, que assumia o escritório de renome familiar. Apesar de esta tradição ainda existir, não é mais suficiente enquanto estratégia de captação de novos clientes.

A parte boa é que a concorrência tornou-se mais democrática. Portanto, utilizar-se do ambiente digital, frequentado pela maioria da população, é uma boa estratégia para consolidar sua imagem profissional e atrair clientes em potencial. Para isso, é necessário que se utilize algumas ferramentas de forma estratégica e qualificada. E isso só é possível se, em primeiro lugar, for feita uma análise de público. É preciso saber com quem estamos nos comunicando para então definir a linguagem adequada para o público alvo.

A primeira dica nesse sentido é a clareza da informação. O famoso “juridiquês” não é bem-vindo na comunicação com o cliente, que procura por informações claras e acessíveis ao seu nível de compreensão. Além disso, a OAB possui normas que regulamentam a publicidade, a propaganda e o marketing para os advogados. É permitido divulgar apenas conteúdo de cunho informativo. As práticas proibidas são propaganda explícita e as táticas agressivas de venda direta, além da divulgação de dados de clientes. Por isso, o Marketing Jurídico deve ser praticado com cautela e conhecimento da regulamentação da classe.

Agora, vamos às ferramentas e formas de utilização:

SITE

O Google é a primeira fonte de pesquisa de alguém que procura por informações e recomendações online. Um site bem feito, alimentado frequentemente com informações relevantes é a chave para uma boa classificação no Google, aparecendo entre as primeiras posições na busca. Também é interessante utilizar de forma estratégica técnicas de captação de e-mails por meio do site para formação de uma rede de contatos.

BLOG

Agregado ao site, o Blog é uma excelente ferramenta de aumento de tráfego, o que contribui ainda mais para a visibilidade nas classificações de busca. Aqui, vale explorar os conteúdos diretamente ligados à sua área de atuação. A linguagem também deve variar nesse sentido, dependendo se você se dedica ao direito empresarial, civil, do consumidor, previdenciário, trabalhista, familiar, penal etc.

MÍDIAS SOCIAIS

As mídias sociais, como Facebook, Instagram e LinkedIn, também são uma outra fonte de pesquisa atualmente bastante utilizada por quem busca por produtos e serviços. Mas possuem abordagem bem diferente do site, por exemplo. Por meio delas é possível explorar uma relação mais próxima e interativa, além de informativa. Há de se ter alguns cuidados extras também, como responder a todos no menor tempo possível, por exemplo, o que exige uma dedicação mais intensa por parte do administrador dos perfis. Através das mídias, pode-se explorar também a possibilidade de anúncios para que a mensagem atinja mais pessoas que tenham o perfil do cliente em potencial. Mesmo com um baixo investimento, os resultados costumam ser bastante positivos.

Para que este investimento renda bons frutos, invista em uma empresa especializada em conteúdo e resultados digitais. Afinal, não basta estar presente no mundo virtual, é preciso ser relevante! A internet está repleta das mais diversas informações, e a meta da Novva Comunicação é te tornar uma importante referência na sua área de atuação.

bottom of page