top of page

Conheça a importância de um planejamento de marketing junto à construção de uma marca


Muitas vezes, uma marca começa a atuar no mercado sem muito planejamento em torno de pontos importantes, mas que, às vezes, passam batidos - como o marketing, por exemplo. Porém, essa é uma área que, independente do tamanho do seu negócio e se bem trabalhada desde o princípio, pode trazer resultados muito bons tanto a curto, médio ou principalmente a longo prazo.

E, quando se fala em marketing, estamos falando tanto do digital quanto do off-line também. Para o sucesso da marca, é imprescindível manter uma identidade visual padrão em ambos os ambientes. Após um briefing muito bem detalhado sobre o seu negócio, crie um logotipo que represente não somente ele, mas também seu produto/serviço, seus diferenciais, seu público e como você quer que ele te identifique.

Desenvolva os materiais de divulgação de forma com que fontes, cores e estilos combinem com todo o planejamento já existente. Pense também em como o seu espaço físico precisa estar alinhado a essa estratégia de comunicação – não adianta fazer materiais com uma linha de fontes, cores e estilos e o seu local seguir outras que sejam destoantes.

Divulgar a marca nas mídias sociais antes mesmo de ela estar atuando, talvez deixando certo suspense no ar e ao mesmo tempo despertando a curiosidade no público, também já é um grande passo para começar com o pé direito. Estabelecer um dia para inauguração do negócio e trabalhar uma divulgação em torno da data com alguma antecedência, se possível, é outro ponto importante. Também é recomendado fazer o uso da mídia paga segmentando os anúncios para o público que deseja atingir, fazendo-o conhecer sua empresa antes mesmo de ela entrar em ação.

Com um planejamento de marketing desde o início do projeto, aliado à concepção da marca, as chances de conquistar o público digital e, consequentemente, trazê-las para o seu negócio como clientes, criando um relacionamento duradouro, são exponencialmente maiores e mais garantidas.

Case de sucesso: Em um mês, Ilumination Park tem taxa de captação de leads de 80% e mais de 30 mil interações nas mídias sociais

Nosso cliente Ilumination Park é um grande exemplo de que marketing planejado e que caminha junto com a criação da marca traz resultados expressivos e consolidados. A Novva Comunicação é responsável por todo o planejamento de comunicação e marketing da empresa.

Inaugurado no dia 20 de abril, o primeiro Jump Park de São José do Rio Preto e região trabalha digitalmente com Facebook, Instagram e site (que é a principal fonte de captação de leads, onde é possível fazer solicitação de orçamento para festas e eventos no local, que também disponibiliza um espaço para tal, além do ambiente de atividades para pessoas de todas as idades).

Até o fim do mês de maio, somando, então, pouco mais de um mês de atividade, o parque de trampolins já recebeu aproximadamente 200 pedidos de orçamento somente via sua página na web, sem contar os outros canais de comunicação.

O site já recebeu cerca de 400 visitas, com a página de orçamentos tendo sido acessada 251 vezes. Isso significa que 80% das vezes em que os usuários chegaram à aba de orçamentos, uma solicitação foi feita. Outros dados relevantes são que os visitantes acessam mais de duas páginas por acesso e a duração média de visita é superior a dois minutos. Trata-se de números que só vêm crescendo e bastante expressivos para quem tem tão pouco tempo de funcionamento.

Vale ressaltar que todo esse retorno veio de forma orgânica, sem nenhum investimento pago em canais de busca. Há uma verba específica para as mídias sociais do Ilumination Park, mas que foi usada para divulgar o estabelecimento no geral, com foco em suas atividades, e não sobre o espaço para eventos em si. A procura por orçamento para realização de festas, então, acaba sendo espontânea, fruto de toda uma estratégia de marketing feita com antecedência, cuidado e capricho.

Nas mídias sociais, as páginas do parque já ultrapassaram as 30 mil interações nesse curto intervalo de tempo. Somente no Instagram, já foram recebidas mais de 150 mensagens de seguidores interessados nas atividades oferecidas pelo local. Essas são provas de que o planejamento de comunicação feito junto à concepção da marca trazem retornos expressivos e consolidados.


bottom of page