O mundo está em constante transformação, mas o fato é que no ambiente online, elas chegam mais rápido. A maioria das empresas já percebeu que investir no digital é importante. Porém, existem muitas formas de fazer isso. Algumas funcionam melhor para determinados segmentos do que para outros e nada como um bom estudo de público e mercado para nortear as decisões.
Apesar das diversas formas de aplicar as ferramentas, algumas coisas são tendências e devem ser observadas e aplicadas conforme o comportamento online da sua persona. Confira a seguir as atuais tendências que merecem atenção:
Capacidade de adaptação nas mídias sociais
A mudança de algoritmos do Facebook e de posicionamento do Instagram, que declararam priorizar o conteúdo de amigos e familiares, promoveu uma quebra da estrutura que havia sido construída pelas páginas corporativas nas redes. E num ambiente onde as coisas mudam tão rapidamente, ficou claro que será preciso observar o comportamento do seu público em tempo real para não perder oportunidades. Hoje, nem mesmo o investimento financeiro em anúncios é garantia de sucesso. É preciso aprender a falar a língua do seu persona.
Conteúdo rico e aprofundado
Já sabemos que o marketing de conteúdo (ou Inbound Marketing) é uma estratégia eficiente. Produzir conteúdos exclusivos para aqueles que demonstram interesse no seu discurso é algo que realmente dá certo na captação de leads e suas informações de contato. Mas a tendência para este ano é que a demanda de conteúdos seja cada vez mais específica e aprofundada. Ou seja, será preciso mais criatividade e disponibilidade em ceder informação rica gratuita se a intenção for tornar-se autoridade no seu segmento de mercado.
O “boca a boca” ainda funciona
É verdade que o famoso “boca a boca” segue sendo uma das formas de publicidade mais eficientes, pois pessoas confiam na experiência real de outras pessoas. No marketing digital, isso explica o “boom” dos influenciadores digitais. São pessoas reais indicando empresas, e mesmo que o público na maioria das vezes saiba que se trata de propaganda, o contato humano e o relato de outras pessoas ainda funciona, só que de forma mais ampla, o que representa uma grande oportunidade.
Conteúdo autêntico e humanizado
Não basta mais produzir conteúdo tecnicamente correto e relevante, é preciso torna-lo realmente único e principalmente humanizado. É claro que uma boa oferta pode dar certo de vez em quando, mas conquistar o público pelo valor ao invés do preço, é o que realmente importa.
Outras mídias
Algo que começou a se firmar em 2018 e já neste ano chegou com força total foram os conteúdos em vídeo. Eles funcionam melhor do que as melhores imagens. Mas, ainda assim, é preciso ressaltar mais uma vez a autenticidade. Se o conteúdo não interessar, nem mesmo os vídeos de 15 segundos dos stories são capazes de prender a audiência. Os podcasts também chegam com tudo neste ano. Se adaptar aos formatos é a regra.
Fonte: Novva Comunicação
Comentários