top of page

Tendências para 2023: A Era do Consumidor conectado


Tendências 2023

Ao longo deste ano, percebemos que quando o assunto é tecnologia e mídias sociais, tudo muda com muita frequência, seja por conta do surgimento de novas ferramentas digitais ou pelo impacto que elas têm no comportamento do consumidor, que está cada vez mais conectado ao ambiente digital.


É importante estar atento às mudanças e tendências do mundo do marketing, para poder otimizar estratégias e a maneira como conduzimos nosso negócio. Além de também permitir identificarmos as demandas atuais do mercado e quais soluções podemos implementar em nossos negócios.


Listamos algumas das principais tendências de marketing para 2023:


Marketing de Influência - Essa é uma abordagem que tem dado certo e só tende a crescer no próximo ano. Cada vez mais marcas têm buscado parcerias com personalidades influentes no ambiente digital com o objetivo de impulsionar a reputação de seus negócios. É uma forma de humanizar as marcas, para que elas se aproximem cada vez mais do público.


Novo comportamento do consumidor:

Com o cenário econômico instável e o aumento da digitalização, a maioria dos consumidores brasileiros têm feito escolhas de compras de maneira mais intencional. O que isso significa? As pessoas estão pesquisando mais e tendo menos impulso na hora de comprar.

Pesquisas mostram que 72% dos brasileiros fazem pesquisa na internet antes de realizar uma compra (online ou offline).

Para as marcas, esse novo comportamento de compra trás uma

oportunidade: Fortalecer a presença digital para atingir novos clientes.


Foco na experiência do cliente:

Com maior acesso à informação e às ferramentas digitais, o consumidor atual tem perfil cada vez mais exigente. As pessoas buscam mais que preço e qualidade, querem exclusividade e identificação. Com isso, as marcas precisam fortalecer seu posicionamento e oferecer cada vez mais para se destacar em meio a concorrência.


Conteúdos de vídeo curto:

Com as novas plataformas digitais, como TikTok, YouTube Short e Reels do Instagram, cada vez mais pessoas têm consumido conteúdos em formato de vídeos rápidos e interativos. Para o próximo ano é esperado um aumento no uso de vídeos curtos em mídia social, sites, e-mail marketing e publicidade. Portanto, criatividade e estratégia são a chave para se destacar e gerar engajamento. Aposte nesse formato.


Vale destacar que mesmo com tanta tecnologia, algoritmos e novas ferramentas digitais, as empresas que mais terão destaque no próximo ano serão aquelas que se concentram na conexão com o cliente, pois por trás de todas essas inovações, existem pessoas de verdade.


bottom of page