top of page

Veja quais são as etapas do processo de compra para vender mais neste final de ano


Processo de compras

O processo de compra consiste em uma série de etapas que um consumidor percorre desde o momento em que toma conhecimento da existência do produto, até se decidir pela compra e fechar o negócio. No final do ano, período em que as vendas costumam ganhar mais forças, é extremamente necessário entender esse caminho que o cliente percorre, para que você utilize estratégias de marketing e consiga vender mais.


A primeira etapa é a descoberta, que é quando o cliente ainda não sabe ao certo se ele tem um problema. Durante essa descoberta ele busca se informar sobre essa necessidade que ele acredita ter. As estratégias de marketing nessa etapa devem ser feitas com o intuito de atrair a atenção desse cliente em potencial e despertar nele o interesse pelo seu produto.


A segunda etapa é o reconhecimento, momento em que o cliente admite ter um problema e precisa solucioná-lo. Com isso, ele coloca na sua cabeça que um determinado produto ou serviço pode ser a solução para os seus problemas. E isso faz com que ele fique mais aberto a responder eventuais estímulos de sua empresa.


A terceira etapa é quando ele começa a considerar as opções disponíveis. O cliente ainda segue na sua jornada de compra, mas agora ele passa a pesquisar e a considerar as soluções possíveis. Ele vai pesquisar por recomendações, preços, características do produto ou serviço e as principais vantagens oferecidas.


A quarta etapa é o momento da decisão de compra. O cliente finalmente está pronto para comprar e nesse momento a sua empresa deve se colocar à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas e facilitar a negociação. Transmita segurança para ele, isso irá gerar nele uma identificação com o seu produto.


E, por fim, chegamos na última etapa, que é o pós-venda. Essa parte é de extrema importância e determinante para garantir a satisfação do seu cliente e conseguir a sua fidelização. Sendo assim, ele não apenas voltará a comprar com você, como também vai indicar e recomendar para outras pessoas.


bottom of page