top of page

Você já conhece o WhatsApp Business?


Nova plataforma está em versão de testes no Brasil e algumas empresas já podem utilizar.

Ainda em fase de testes no Brasil, o Facebook, dono do WhatsApp desde 2014, lançou recentemente o WhatsApp Business, uma versão para empresas usarem o aplicativo em seus negócios. Além das funcionalidades já conhecidas, o aplicativo permite incluir a localização, o tipo de empresa, a descrição do negócio, endereço de e-mail e site. Trata-se, ainda, de um projeto-piloto. Por enquanto, apenas alguns perfis experimentais estão recebendo a verificação.

Algumas outras funcionalidades devem ser liberadas, como estatísticas da sua conta (informações com o número de mensagens enviadas, entregues, lidas, recebidas), definir respostas automáticas para quando você estiver fora do seu horário de expediente e migrar as suas conversas antigas para a nova conta. Nesta versão já é possível cadastrar um número de telefone fixo. O usuário comum poderá identificar uma conta comercial através de um selo verde ao lado do nome salvo na lista.

Trata-se de mais uma ferramenta de relacionamento com o seu cliente. Está claro que facilitar a comunicação é uma forma de criar laços, o que é muito importante para fidelizar. Entretanto, se estamos falando de uma ferramenta comercial, é preciso saber utiliza-la de forma profissional, tomando certo cuidado com o conteúdo que se compartilha, para não transforma-la em apenas uma extensão de um WhatsApp pessoal.

No comunicado oficial do WhatsApp, a empresa diz que o WhatsApp Business será gratuito para pequenas empresas, enquanto as companhias maiores terão acesso a mais funcionalidades, ao que tudo indica, em uma versão paga. Conforme divulgado pela empresa: “Estamos criando e testando novas ferramentas através de um aplicativo gratuito para pequenas empresas e uma solução empresarial para empresas maiores que operam em larga escala com uma base global de clientes, como companhias aéreas, sites de comércio eletrônico e bancos. Essas empresas poderão usar nossas soluções para fornecer aos clientes notificações úteis como horários de voo, confirmações de entrega e outras atualizações”.

Cada ferramenta tem as suas características. O WhatsApp Business possibilita um contato mais imediato, como de fato funciona a comunicação atualmente. Isso significa que a prontidão no atendimento é essencial para dar sentido à utilização da ferramenta. Ou seja, estar sempre disponível ao cliente pode ser um diferencial em relação aos concorrentes, se imaginarmos que o cliente pode estar procurando mais de um orçamento para determinado produto ou serviço. Resumindo, o WhatsApp Business passa a ser um importante canal de atendimento imediato. É preciso se preparar para as oportunidades e então colher os frutos.

bottom of page