8 dicas para impulsionar suas vendas no Instagram



Em 2020, o Instagram completa 10 anos. Olhando para trás, lá em 2010, vemos que fazer uma marca crescer dentro dessa rede social parecia algo impensável. Hoje, porém, é a primeira plataforma que vem à nossa cabeça quando se fala em criar conexão, aumentar vendas e ganhar dinheiro com internet.


Com centenas de milhões de usuários diários ativos, o Instagram é uma mina de ouro em potencial para impulsionar as vendas para o seu negócio. Ao mapear sua estratégia de marketing para aumentar o engajamento digital e as vendas da marca, ele deve estar no centro desses planos.


O Instagram é uma máquina de crescimento comprovada para grandes e pequenas empresas. Mas você não vai aumentar as vendas no Instagram simplesmente criando uma conta e ficando sentada (o) esperando os números aumentarem. Estratégia e ação são a única forma real de expandir seus negócios.


Pensando nisso, a Novva separou oito dicas super importantes para ajudar a impulsionar as suas vendas no Instagram.


Impulsione suas vendas no Instagram Dica 1: Crie um perfil comercial e otimize-o.


Se você é uma marca no Instagram, crie um perfil comercial separado da sua conta pessoal.


É importante escolher um nome de usuário que faça sentido para sua marca. Ele deve ter relação com a sua marca e ser fácil de encontrá-lo.


O perfil da sua empresa no Instagram também é um excelente espaço para fornecer um link para o seu site ou loja virtual. Mas talvez ainda mais importante do que qualquer uma dessas opções, é a sua bio no Instagram.


Antes de alguém clicar no botão a seguir, o usuário da plataforma precisa acreditar na sua marca. Por isso, escreva uma bio que intrigue e cative seu público. Descreva em 150 caracteres quais problemas a sua marca pode resolver, quem ela ajudará e a qual o seu principal objetivo.


Aproveite e use palavras-chave e hashtags específicas para seu setor. Isso facilitará a localização de sua página por clientes em potencial.


Impulsione suas vendas no Instagram Dica 2: Defina o que sucesso significa para sua marca.


Uma pesquisa recente mostrou que, 62% dos usuários do Instagram têm maior probabilidade de se interessar por uma marca após ver o seu feed ou stories. O marketing digital é algo que pode expandir seus negócios. Dito isto, nunca foi tão importante e decisivo definir o que significa sucesso para sua marca.


Quem você quer ajudar? Como ajudar essas pessoas vai fazer com que a sua marca cresça? Quais são suas metas de crescimento e como as vendas do Instagram ajudarão você a atingir essas metas?


Medir o sucesso pode vir de várias formas. Por isso, sempre coloque CTAs na sua bio, feed e stories, chamando a sua audiência para uma ação com links de compra, contatos, hashtags da sua marca e outras formas de envolvimento.


Impulsione suas vendas no Instagram Dica 3: Conheça o seu público.


Pesquisa é a chave para impulsionar as vendas do Instagram para o seu negócio. Use a abuse das ferramentas dos stories para conhecer melhor o seu público. Use sticker de enquetes, caixa de perguntas, quiz. Eles vão te ajudar a dar um norte do que o seu público deseja ver no seu perfil e o que ele espera de você.


Conhecer o seu público é fundamental para explorar os milhões de usuários no IG que deixaram de fazer compras físicas e dão preferência às compras online, principalmente neste momento de pandemia.


Conhecer o seu público também ajuda a entender a melhor maneira de apresentar uma chamada à ação (CTA). Seja algo tão simples como “clique no link da bio” ou “deslize para cima para comprar”, ter uma melhor compreensão de como sua comunidade reage aos CTAs o ajudará a personalizá-los para gerar engajamento.


Impulsione suas vendas no Instagram Dica 4: Use o recurso de compras do Instagram.


O Instagram facilitou para que as marcas comercializem e vendam seus produtos dentro da plataforma. Por meio do recurso de compras da IG, os clientes poderão fazer checkout no Instagram ou ser direcionados ao seu site. Para deixar esse recurso ativo, você precisa ter uma conta comercial no Instagram conectada a um catálogo do Facebook.


Impulsione suas vendas no Instagram Dica 5: Tenha uma estratégia para o seu feed.


Imagem é o que move o Instagram. Embora o Stories e o IG Live tenham um grande atrativo, garantir que o seu feed faça parte do trabalho pesado equilibra o impacto no marketing da sua presença no Instagram.


Ao iniciar uma conta comercial e criar suas nove primeiras postagens no feed, com base na pesquisa de público alvo, crie imagens atraentes que atendam às necessidades do seu público.


Escolha um tema para o seu feed. Um esquema de cores também é essencial para garantir que sua grade seja esteticamente agradável. Suas nove primeiras postagens devem destacar um tema colorido entrelaçado com imagens criativas e legendas. É importante publicar com uma certa frequência, assim você irá manter seu público atraído e envolvido com as suas publicações.


Impulsione suas vendas no Instagram Dica 6: Escolha as # Hashtags certas e use com moderação!


As hashtags não deixaram de ser importantes, mesmo após 10 anos.


Consistentemente uma ferramenta bastante útil que permite procurar e encontrar seu conteúdo, as hashtags estão sempre funcionando mesmo quando você não está.


Porém, nunca coloque muitas hashtags em um post, pois, além de ser bem “brega”, um número grande #’s atrapalha o bom funcionamento da função, já que o algoritmo ficará confuso com esse grande número de assuntos em uma só publicação.


Consequentemente, o seu conteúdo deixará de ser mostrado.


Em vez disso, faça sua pesquisa e fique com hashtags com maior tráfego em termos de pesquisa. Seja muito específico com suas hashtags, e evite hashtags muito amplas.

Escolha hashtags que segmentam apenas seu público. Você não precisa dos bilhões de usuários do Instagram. Você precisa das centenas de milhares que procuram alguém como você para apoiar.


Um truque para encontrar hashtags de tendências em seu setor é verificar o que concorrentes e influenciadores estão fazendo no espaço. Mas não escolha a hashtag vinculada a 200 milhões de postagens. Seu conteúdo será enterrado.


Impulsione suas vendas no Instagram Dica 7: Crie stories estratégicos


Os stories têm sido a melhor forma de aumentar vendas no Instagram. Há mais de 500 milhões de pessoas usando o Stories diariamente, ou seja, boa parte das pessoas que você está tentando alcançar - e com poder de compra - estão no Instagram Stories.


Ao alcançar os 10 mil seguidores, a plataforma disponibiliza o “arrasta para cima”, recurso extremamente poderoso e que será seu melhor amigo. Com ele, você pode exibir produtos em suas stories e simplesmente fazer com que os usuários deslizem para uma página de compra.


Os stories também são ótimos para anúncios do Instagram. O Brand Stories tem uma taxa de conclusão de 85%, o que significa que os usuários estão muito engajados no marketing do Stories. Esses anúncios tradicionais de página inteira do Stories têm mais impacto do que você imagina.


O Instagram reporta mais de um em cada cinco espectadores que geram uma marca depois de visualizar um anúncio. Você também deve considerar o uso do Stories para realizar concursos exclusivos do Instagram, permitir que parceiros e influenciadores de marca realizem aquisições no Instagram, use vários clipes para mostrar as análises de produtos e, em seguida, crie Destaques para que os clientes possam assistir no seu perfil.


Nós já demos algumas dicas de aplicativos que você pode usar e abusar da imaginação na hora de criar conteúdo relevantes para a função. Clique no link e veja nosso post. https://www.instagram.com/p/CAvGCmRjrVV/


Impulsione suas vendas no Instagram Dica 8: Aproveite o conteúdo gerado pelo seu cliente.


Utilizar o conteúdo gerado pelo usuário não é uma nova forma de marketing nas redes sociais, mas ainda é eficaz. Pesquise por esse conteúdo na tag de localização do seu negócio, pelas # que você criou ou até mesmo na marcação.


Além de ser uma prova social, é uma forma de criar uma relação com esse cliente, que te promoveu nas redes sociais dele.


Quando finalizar uma compra, peça para ao seu cliente compartilhar a experiência dele no Instagram. Isso vai fazer com que o ciclo de amigos desse cliente conheça o seu produto e, quem sabe, conquistar novos clientes.


© Todos os direitos reservados

Novva Comunicação

Siga a gente