top of page

9 formas de aplicar o marketing digital em uma pequena empresa




Com todas dificuldades da vida de um pequeno empreendedor, muitas vezes não sobra tempo e dinheiro para investir em marketing. O que é um grande problema - afinal, promover o seu negócio é essencial para o crescimento da sua empresa.

Pensando nisso, reunimos 9 dicas para você implementar no seu negócio, sem precisar afetar de forma exorbitante o seu orçamento.


  1. Invista no marketing de conteúdo


As pessoas não entram na internet para ver ofertas e promoções. O Instagram e o Facebook não são um catálogo da Hermes ou da Avon.

Por isso, faça as pessoas se interessarem pelos seus produtos e serviços com a ajuda de conteúdos informativos, ou que mantenham o seu público entretido.

Crie um bom conteúdo no site, incluindo uma página sobre sua história, produtos e serviços e alimente com postagens no blog, usando palavras chaves relevantes. Dessa forma, será mais fácil te encontrar em uma pesquisa feita no Google e nas redes sociais.


2 Não deixe de utilizar o Google Meu Negócio


Essa é uma ferramenta essencial para quem tem um negócio local. O Google Meu Negócio é uma das estratégias de marketing gratuitas mais eficazes disponíveis atualmente.

Além de permitir que a sua empresa seja exibida no Google Maps, você pode controlar algumas informações essenciais para o seu cliente, além de adicionar fotos do local e de produtos.


3 Aposte no marketing visual


A questão visual na internet é algo de extrema importância. Por isso, invista em uma estética agradável, que tenha a ver com o seu negócio e o seu público. Aproveite o poder das redes sociais, que têm esse forte apelo estético, para se destacar. Como exemplo, o Pinterest e Instagram.

Não importa qual o seu tipo de negócio, o marketing visual é uma ideia gratuita de marketing criativo trazer mais conexão com o seu público-alvo e ajudá-lo a alcançar rapidamente seus objetivos de marketing.


4 Vídeos


A internet está cada vez mais dinâmica e, como consequência, os seus conteúdos também precisam desse dinamismo. Os vídeos são uma tática popular de marketing gratuito para pequenas empresas.

Ao contrário do que muita gente acredita, não é preciso muito dinheiro ou uma grande produção para fazer um vídeo que engaje e traga resultados positivos para a sua empresa.


Por isso, prepare um roteiro a seguir e use todo o seu o carisma e versatilidade nas gravações.


Se possível, distribua o vídeo em todos os canais possíveis, incluindo mídias sociais e o seu site.


5 Tenha uma Newsletter


O e-mail marketing é uma fonte excelente de conversão. Faça newsletters com conteúdos informativos, personalizados e de forma direcionada.

O importante é atrair o seu destinatário logo no título, pois assim a probabilidade dele abrir ou ler qualquer conteúdo do e-mail é muito maior.


6 Engaje com o seu público nas redes sociais


Sempre trate qualquer texto que você publicar nas redes sociais como uma conversa direta com o seu público. Faça perguntas, pedidos, monte desafios. Induza ele a manter esse diálogo com você. Dessa forma, além de aumentar o engajamento das suas redes sociais, a chance de obter uma boa prova social com essas ações são grandes.


7 Alimente seu blog com frequência


Uma tática para aumentar o tráfego para o seu site, aumentar o envolvimento dos usuários e melhorar a visibilidade online e o SEO é mantendo seu blog sempre atualizado.


Os blogs, além de ajudar a promover uma pequena empresa online, também são uma ótima forma de contar histórias sobre a sua empresa e educar o seu cliente.


8 Invista nas lives


As lives são uma ótima tática para promover seus negócios. Afinal, ela pode servir como um fórum de dúvidas, como uma apresentação de um produto, fornecendo informações úteis a potenciais clientes interessados.


Mas lembre se criar uma expectativa sobre esse evento. Anuncie nas redes sociais com antecedência, crie um evento no Facebook, faça uma contagem regressiva no Instagram, e lembre-se de falar sobre ela todos os dias antecedentes.


9 Faça parceria com pessoas que sejam autoridade no seu nicho


Se a sua empresa é da área da beleza ou de moda, procure influenciadores ou profissionais dessa área para fazer uma parceria.


O trabalho com blogueiras e influenciadoras tem gerado mais resultados do que anúncios em mídias tradicionais ou artistas de televisão.


DICA EXTRA:


O marketing de conteúdo e o blog de pequenas empresas são duas ferramentas poderosas para o sucesso do marketing – junte-as e terá as ferramentas de marketing gratuitas perfeitas para uma pequena empresa.


E aí, conseguiu clarear a sua mente para esse gama de oportunidades que o marketing de conteúdo pode proporcionar para a sua empresa?


Agora é mão na massa!


Compartilhe o seu resultado com a gente!


bottom of page